A trombose venosa consiste em um processo de coagulação de sangue dentro das artérias e veias. Esses coágulos podem ser formados nas pernas e se deslocarem para outras partes do corpo, causando problemas ainda mais sérios.
Nos casos onde o coágulo se movimenta até alcançar os pulmões, é possível desencadear uma embolia pulmonar, e nos casos onde se coágulo alcança o cérebro, um acidente vascular cerebral. Por esse motivo, a trombose venosa é uma doença considerada bastante grave, sendo necessário iniciar o tratamento de forma imediata.
O que causa trombose venosa?
Na maior parte dos casos, a trombose venosa pode estar associada a dois fatores principais:
Pacientes que passaram por prolongadas internações hospitalares;
Pessoas que passaram por dificuldades de movimentação durante longas viagens;
Além desses dois fatores, as varizes e os fatores hormonais também estão associadas ao desenvolvimento de trombose venosa. Por esse motivo, a utilização de anticoncepcionais deve ser acompanhada de perto pelo médico responsável, assim como as terapias de reposição hormonal.
Outro fator também associado ao desenvolvimento dessa doença é o tabagismo. Também é importante fatores que podem agravar a doença, como:
Fatores genéticos;
Idade avançado do paciente;
Colesterol alto;
Sedentarismo;
Consumo de álcool;
Entre outros.
É possível que a trombose se manifeste de maneira assintomática, mas parte dos casos o paciente que sofre com essa condição relata sintomas como a dor, inchaço, endurecimento da pele. Em alguns casos também pode ser notado o surgimento de uma coloração Vermelha ou arroxeada na região e também o aumento da temperatura no local. Considerando a gravidade da doença, é muito importante se manter atento aos sinais de trombose e buscar ajuda médica assim que possível.
Leia Também: Trombose venosa na gestação: o que é e como tratar
Diagnóstico e tratamento
Para conseguir diagnosticar a trombose venosa o médico responsável irá avaliar as queixas que são apresentadas pelo paciente, fatores de risco exame de imagem para confirmação, Como é o caso da ressonância magnética, ecodoppler colorido ou flebografia..
Diante do diagnóstico, pode ser iniciado o tratamento o quanto antes. Esse tratamento pode ser implementado a partir de três abordagens principais:
Remédios anticoagulantes: os remédios coagulantes costumam ser indicados nos quadros mais leves, podendo ser utilizados por aproximadamente três meses. Nesse caso, são utilizados mais comumente a varfarina e a heparina, através de comprimidos ou na forma injetável.
Remédios trombolíticos: os remédios anti trombolíticos são indicados quando os anticoagulantes não conseguem combater a doença, sendo tratamento de sete dias e possivelmente mediante internação do paciente.
Intervenção cirúrgica: A cirurgia é indicada nos casos mais graves da trombose e também nos quadros onde a abordagem conservadora não conseguiu combater a doença. Nessa cirurgia pode ser feita a destruição do coágulo criado e a colocação de um filtro na veia cava para que o coágulo não consiga subir para o pulmão.
Independentemente do caso, diante dos sintomas de trombose é fundamental buscar a orientação de um médico especialista para que o caso seja avaliado e tratado de forma imediata. Dessa forma você poderá evitar os quadros mais graves da doença e a sua Fatalidade.
Comments