A sigla CLaCS deriva de "Cryo-Laser and Cryo-Sclerotherapy", que significa criolaser e crioescleroterapia. Esse tratamento é, na atualidade, uma das abordagens mais avançadas para o tratamento de varizes.
Dependendo de alguns fatores, algumas veias podem acabar se tornando dilatadas, dando origem às varizes que tanto incomodam e prejudicam a qualidade de vida dos pacientes. Além de causar dor e aumentar a sensação de cansaço nas pernas, as varizes também trazem um desconforto estético principalmente para as mulheres.
O avanço da medicina trouxe soluções cada vez mais eficientes para eliminar esse problema e recuperar a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes, como é o caso da técnica CLaCS. Aliando a escleroterapia, o resfriamento e o laser, esse tratamento costuma entregar resultados excelentes no tratamento de varizes.
Como o tratamento CLaCS funciona?
Essa abordagem é utilizada para o tratamento de veias reticulares, varizes e microvarizes, conhecidas como vasinhos. Antes de mais nada, o médico responsável pelo tratamento realizará uma avaliação que envolve a análise do histórico do paciente e os testes físicos realizados pelo profissional. É muito importante que essa avaliação seja realizada com cuidado a fim de determinar as causas das varizes para escolher qual o melhor tratamento a ser implementado.
Leia também:Quais as diferenças entre vasinhos e varizes?
Associando a escleroterapia com glicose hipertônica e o laser transdérmico, o tratamento CLaCS atua causando um edema na parede da veia a ser tratada, fazendo com que ela sofra uma contração. Aliado a essa abordagem, é realizada uma aplicação de glicose hipertônica na região para que o efeito obtido pelo laser transdérmico seja potencializado.
Para garantir que o médico consiga alcançar a região específica a ser tratada, ele pode contar com a ajuda de um aparelho de realidade aumentada para detectar com precisão as veias abaixo da pele. Dessa forma, o tratamento pode ser realizado de uma maneira mais precisa e com mais segurança.
Após a utilização do laser transdérmico e da escleroterapia, é utilizado um jato de ar frio para minimizar o desconforto do paciente. Por essa razão, essa técnica é muito interessante para pacientes que desejam se livrar das varizes através de uma abordagem minimamente invasiva.
Quanto tempo dura o tratamento com CLaCS?
Por se tratar de um procedimento simples e minimamente invasivo, via de regra o CLaCS é um tratamento que pode ser realizado em pouco tempo. A duração da aplicação vai depender do quadro do paciente e da avaliação do médico.
Nos casos onde existe um grande número de varizes a ser tratados, o médico pode recomendar a realização de mais de uma sessão para conseguir um tratamento mais completo. Cada sessão pode durar em média 60 minutos, mas é importante conversar com o seu médico a respeito do tratamento.
Como se trata de um procedimento bastante simples, não é necessário realizar repouso após o procedimento de CLaCS. O médico pode recomendar a utilização de meias de compressão para varizes por aproximadamente 6 horas após o procedimento. As recomendações vão depender da necessidade do paciente e das orientações do médico responsável pela aplicação.
Quais as vantagens desse procedimento?
Como dissemos anteriormente, o tratamento por CLaCS é uma abordagem muito simplificada que pode entregar inúmeros benefícios para o paciente. Além de garantir resultados rápidos, esse tratamento também garante:
Maior precisão e eficiência;
Menos dor;
Dispensa a necessidade de internação;
Permite um retorno mais rápido as atividades rotineiras;
Permite que o paciente mantenha as atividades físicas;
E muito mais.
Dessa forma, podemos entender que esse método permite o pronto retorno às tarefas cotidianas e garante que os resultados sejam obtidos com a agilidade e segurança.
Kommentare