Todos sabemos que as varizes podem ser um problema bastante incômodo e afetar consideravelmente a qualidade de vida de um paciente . Graças ao avanço da medicina e da tecnologia voltada para a área médica, hoje podemos contar com procedimentos minimamente invasivos como o laser endovenoso, que pode ser utilizado de maneira simplificada e garantir excelentes benefícios para o paciente.
Com o passar dos anos, foram desenvolvidas diversas técnicas para tratar cirurgicamente as varizes e restabelecer a qualidade de vida das pessoas que sofrem com essa condição. No caso do laser venoso, esse tratamento é feito de maneira prática e sem a necessidade de internação ou longos períodos de repouso.
As varizes consistem em veias dilatadas de maneira superficial nos membros inferiores, podendo causar dor, formigamento, queimação, coceira, entre outros sintomas. Além disso, as varizes também representam um grande desconforto estético para o paciente, atrapalhando o seu bem-estar e qualidade de vida.
Como é feito o tratamento com laser endovenoso
Contando com uma fibra óptica que permite a emissão de calor em uma das suas extremidades, o médico vascular consegue introduzir essa fibra diretamente na veia que se encontra danificada. Para garantir a eficácia, essa punção é guiada por ultrassom que permite o encaminhamento dessa fibra até a região que será tratada.
Como se trata de um procedimento minimamente invasivo, pode ser realizado com anestesia local e garante inúmeros benefícios para o paciente:
Redução do trauma operatório;
Redução de hematomas;
Menos dor;
Melhor evolução do paciente;
Menor incidência e gravidade de complicações.
Também conhecido como ablação térmica endovenosa, esse tratamento é uma das técnicas mais recentes desenvolvidas para o tratamento de veias varicosas. De forma simplificada, o laser utilizado fecha as veias que se encontram danificadas através do calor local.
A luz emitida pelo laser é transmitida pela corrente sanguínea e provoca coagulação dentro da veia danificada. Após a cicatrização da parede da veia, é desencadeado um processo chamado de fibrose, que causa a inativação dessa estrutura.
É importante lembrar que a aplicação é feita de maneira localizada e controlada, agindo somente na veia que está danificada de outras estruturas. O laser endovenoso é altamente recomendado para pacientes que apresentam veias safenas que estão funcionando inadequadamente.
Por se tratar de um procedimento muito seguro, o laser endovenoso vem ajudando a restabelecer a confiança dos pacientes e garantir que eles tenham resultados de maneira rápida e simplificada.
Commentaires