top of page

Recuperação e Resultados: O que Esperar após a Escleroterapia com Espuma

Sabemos que as varizes e vasinhos podem ser, além de dolorosos e incômodos, muito prejudiciais para nossa autoestima. Felizmente, surgiram nos últimos anos diversas técnicas e tratamentos voltados para combater essa  incômoda doença, como é o caso da escleroterapia com espuma.



Esse procedimento vem entregando alta eficiência com uma baixa complexidade, fazendo com que cada vez mais pacientes optem por essa estratégia para eliminar as suas varizes e vasinhos. Entretanto, muitos pacientes ainda apresentam dúvidas quanto à segurança e resultados desse procedimento. Para te ajudar, preparamos esse material com tudo que você precisa saber sobre o assunto!



escleroterapia com espuma.

O que é a escleroterapia com espuma



Popularmente conhecida como aplicação para varizes ou secagem de varizes, a escleroterapia com espuma é uma estratégia médica utilizada para reduzir ou eliminar definitivamente as veias que se encontram doentes. Esse resultado é possível através da injeção de um agente esclerosante diretamente na região a ser tratada.



O agente esclerosante é responsável por desencadear uma irritação na parede da veia, fazendo com que a sua estrutura endureça e seja posteriormente eliminada. Por esse motivo, diferentemente do que muitos pensam, a escleroterapia é uma abordagem que vai muito além da parte estética.



Além de conseguir melhorar a aparência da região afetada por varizes e vasinhos, a escleroterapia com espuma consegue combater os sintomas de dor e desconforto causados por essas doenças. Em alguns casos específicos, essa técnica também pode ser utilizada para tratamento de veias dilatadas decorrentes de outras doenças e que afetam outras regiões do corpo, como é o caso da hidrocele e da hemorróidas.



Quais são os tipos de escleroterapia



A escleroterapia pode ser realizada de diferentes formas como veremos a seguir:



Escleroterapia com espuma




Nesse caso, o cirurgião vascular utiliza uma solução esclerosante chamada de polidocanol. Recomendado para o tratamento de vasos e varizes que apresentam até 4 mm, esse método consegue entregar excelentes resultados na melhoria da aparência das varizes e no combate dos sintomas causados por ela.



Escleroterapia com glicose



Na escleroterapia com glicose é realizada a aplicação de uma solução de glicose a 50 ou 75% diretamente nas veias que se encontram doentes. Como se trata de uma solução líquida, essa abordagem é recomendada para o tratamento de varizes e vasinhos que apresentem até 2 mm de espessura. Entretanto, esse tratamento não é recomendado para pacientes diabéticos por conta da natureza do agente esclerosante utilizado.




Depois de tratamento embora eficientes também podem causar alguns sintomas ou efeitos colaterais, como é o caso:




  • Inchaço local;

  • Hematoma na região onde foi feita a aplicação ou o tratamento;

  • Reação alérgica à substância utilizada;

  • Formação de bolhas.



É muito importante que após o tratamento com a escleroterapia, o paciente siga as recomendações do médico para evitar complicações e garantir a eficácia da aplicação. Dentre as principais recomendações estão:



  • Evitar expor a região ao sol;

  • Evitar o uso de sapatos de salto alto;

  • Utilizar meias de compressão de acordo com o recomendado pelo médico;

  • Não realizar atividades físicas de alto impacto;

  • Evitar permanecer sentado ou de pé por longos períodos para garantir uma circulação eficiente;

  • Não depilar a região nas primeiras 24 horas.




Embora na maioria dos casos as varizes ou vasinhos não retornem após esse tratamento, é importante mencionar que algumas pessoas precisam fazer uma nova aplicação. É fundamental contar com um cirurgião vascular da sua confiança para garantir o sucesso do procedimento e a segurança durante a sua realização.



585 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Botão de whatsapp.png
bottom of page