Você sofre com varizes? Se você não tem esse problema, provavelmente conhece alguém que sofre com essa condição. Além de causar dores intensas, as varizes atrapalham consideravelmente o dia a dia com a queimação, cansaço e incômodo nas pernas. A boa notícia é que existem diversas abordagens para ajudar esses pacientes, e para te ajudar, separamos quais os tratamentos mais eficazes para varizes.
As dilatadas e tortuosas causadas por uma falha no funcionamento das válvulas, que impedem o correto fluxo sanguíneo nas veias. Por esse motivo, o sangue não consegue fluir adequadamente e acaba se acumulando e acumulando essas estruturas.
Essa doença pode ser desencadeada por diversos fatores, como a predisposição genética, obesidade, uso de medicamentos anticoncepcionais, idade, gravidez, e outros fatores. Específicos, elas também podem ter relação com coágulos de sangue, anormalidade de vasos e tumores.
Por essa razão, é necessário buscar a ajuda de um médico especialista para realizar uma avaliação e determinar as causas e origens das varizes.
Quais são os melhores tratamentos para varizes?
Como dissemos anteriormente, o avanço da Medicina permitiu que fossem desenvolvidas diversas técnicas para tratar essa doença incomoda. Por muitos anos o tratamento para varizes era realizado apenas através da cirurgia convencional, uma abordagem mais invasiva e que não estava disponível para todos os pacientes.
Entretanto, a tecnologia médica permitiu que abordagens e técnicas minimamente invasivas fossem criadas para garantir que pacientes conseguissem tratar essa doença de maneira mais fácil e eficaz.
Cirurgia a laser
A cirurgia a laser é uma abordagem que permitiu que pacientes que não poderiam passar pela cirurgia convencional pudessem tratar as varizes que afetam a veia safena. Essa técnica é realizada através da inserção de uma fibra óptica guiada com ajuda de um aparelho ultrassom, permitindo a eliminação da veia doente.
Uma das maiores vantagens dessa abordagem é que não há a necessidade de internação e o paciente não fica com nenhuma cicatriz. Além disso, ela permite um rápido retorno à rotina e uma excelente recuperação.
Laser transdérmico
Diferentemente da abordagem anterior, no tratamento a laser transdérmico não é necessário inserir nada na pele do paciente. O laser transdérmico atravessa as camadas da pele e realiza a eliminação dos vasinhos.
Essa técnica também pode ser associada a outras estratégias para alcançar resultados ainda melhores. A desvantagem é que essa estratégia é recomendada para o tratamento de varizes de menor calibre, como é o caso dos vasinhos.
Crioescleroterapia - CLaCs
Essa técnica utiliza duas abordagens distintas: a escleroterapia e o resfriamento da pele para alcançar resultados ainda melhores. A infiltração de substâncias esclerosantes ajuda a destruir as veias doentes e o resfriamento da pele minimiza o desconforto sofrido com o procedimento.
Esse procedimento apresenta resultados muito positivos para o paciente, com menor reação inflamatória, menos dor e resultados potencializados. A indicação vai depender da necessidade do paciente e da presença ou não de alergias ou intolerâncias aos produtos utilizados.
Microcirurgia convencional
A microcirurgia de varizes convencional também pode ser associada a outras técnicas para alcançar resultados ainda mais eficazes. Isso significa que essa técnica também pode ser associada a escleroterapia com espuma ou a ao tratamento a laser para que o paciente consiga eliminar o problema com ainda mais eficácia.
A escolha do procedimento vai depender da avaliação do especialista e das necessidades do paciente.
É impossível determinar qual o melhor tratamento para varizes. O que deve ser avaliado no caso é o diagnóstico do paciente, seus sintomas e necessidades. Por esse motivo, é fundamental contar com o médico de confiança que realize um diagnóstico preciso e que consiga estabelecer qual o melhor tratamento para cada caso em questão.
Commentaires