Problemas vasculares durante a gravidez, é muito comum que surjam varizes, vasinhos e inchaço nas pernas, prejudicando a mobilidade e causando muito desconforto à gestante. Além dos sintomas, as gestantes também se queixam do aspecto estético, visto que essas veias salientes podem causar grande impacto na autoestima.
No caso da gravidez, o surgimento das varizes e vasinhos está relacionado às mudanças hormonais vivenciadas nesse período. A elevação de determinados hormônios age diretamente sobre as veias podendo causar retenção de líquido e até mesmo a dilatação das mesmas.
No terceiro trimestre da gestação, é comum que o peso do bebê faça com que as veias da região do abdômen sejam comprimidas, aumentando o inchaço e a dilatação. Esses fatores relacionados contribuem para o surgimento de novas varizes e o agravamento das que já existiam.
Como prevenir as varizes e vasinhos durante a gestação?
Por estarem relacionadas à alterações hormonais e ao peso da barriga conforme a gestação avança, as varizes e vasinhos que surgem nesse período são de difícil combate. Entretanto, Existem algumas medidas que podem te ajudar a prevenir as varizes ou evitar que novas veias tortuosas surgem nas suas pernas, como:
Evite o ganho de peso excessivo;
Evite permanecer muito tempo na mesma posição como sentada ou de pé;
Realize movimentos com os pés de flexão e extensão, para ajudar a melhorar a circulação nos membros inferiores;
Pratica atividades físicas recomendadas pelo médico, para evitar o inchaço e melhorar a sua circulação;
Caso necessário, realize repouso com as pernas elevadas de duas a três vezes por dia.,
Consulte o médico vascular sobre o uso de meia de compressão, que pode ser utilizada desde o início da gestação até as últimas semanas antes do parto. Essas meias podem ajudar a evitar o surgimento de varizes e vasinhos e também ajuda a prevenir a trombose venosa;
Duma preferencialmente do lado esquerdo para aliviar a compressão realizada pelo útero;
Leia Também: Existem alimentos que ajudam a reduzir as varizes?
É possível tratar problemas vasculares durante a gravidez?
Embora as varizes e vasinhos possam incomodar bastante durante a gravidez, não é recomendável realizar nenhum tipo de tratamento durante esse período. Isso porque é bem possível que boa parte dessas veias desapareça por conta própria após o parto, de forma que pode não ser necessário intervir com outras medidas.
Também é importante considerar que outros tratamentos utilizam produtos que podem causar alergias ou aumentar a glicemia da gestante o bom desenvolvimento do bebê. Por esse motivo, caso você tenha sofrido com varizes durante a gestação, é necessário aguardar um tempo após o parto antes de realizar qualquer tipo de intervenção para tratar varizes e vasinhos.
Acompanhamento, Conte com ajuda de um médico especialista da sua confiança, que poderá avaliar o seu quadro e determinar as melhores abordagens para aliviar os seus sintomas e garantir uma recuperação completa. Leia Também: Estudos de Caso: Como o Tratamento CLaCS Mudou a Vida de Pacientes Reais
コメント