O laser endovenoso é uma das alternativas mais utilizadas para o tratamento de varizes, que consistem em veias superficiais que passam por um processo de dilatação e se tornam tortuosas. Devido a um processo degenerativo, veias que antes eram normais acabam perdendo elasticidade e sofrem dilatação, fazendo com que a circulação do sangue de volta para o coração se torne mais difícil.
Essa doença pode ser causada por inúmeros fatores, como:
Histórico familiar: o componente hereditário é um dos fatores relevantes no desenvolvimento de varizes. Isso quer dizer que caso algum parente ou familiar apresente a doença, existe um maior risco de desenvolvimento.
Sexo: pessoas do sexo feminino apresentam uma maior predisposição para desenvolver problemas vasculares como as varizes. Estudos apontam que essa maior probabilidade se deve a presença dos hormônios femininos.
Idade: o envelhecimento das estruturas também favorece o surgimento de problemas vasculares como esse. Com o passar dos anos, as veias podem acabar perdendo o seu componente elástico e algumas válvulas podem passar a funcionar indevidamente.
Gestação: devido ao aumento da quantidade de sangue que acontece durante a gravidez, as veias podem sofrer uma pressão acima da usual. Questões hormonais também podem estar relacionadas com o relaxamento estrutural dos vasos sanguíneos.
Permanecer muito muito tempo de pé ou sentado: a alteração na circulação quando passamos longos períodos de pé ou sentados pode dificultar o retorno do sangue de volta ao coração.
Obesidade: nesse caso, as veias acabam sofrendo uma maior pressão devido ao excesso de peso.
Pessoas com varizes podem apresentar um quadro assintomático ou relatar diversos sintomas, como:
Sensação de peso nas pernas;
Dor;
Formigamento;
Coceira;
Ardência;
Desconforto;
Comprometimento estético.
Devido às complicações que podem derivar das varizes, cada vez mais pacientes vêm buscando no laser endovenoso a solução para o incômodo problema. A falta de tratamento das varizes pode favorecer a insuficiência venosa crônica, causar sangramentos, hematomas e tromboflebite.
Diante dos sintomas, é necessário buscar ajuda de um médico vascular para um diagnóstico preciso e recomendação do melhor tratamento. Existem abordagens diferentes que são utilizadas para tratar essa doença, e o laser ainda venoso é uma delas.
Como é o tratamento com laser endovenoso?
O laser endovenoso é um equipamento que conta com uma fibra que está conectada a um gerador. O laser produzido é liberado na parede da veia com ajuda da ponta da fibra, se transformando em energia térmica. O principal objetivo desse processo é proporcionar o fechamento da veia que está sendo tratada.
Essa fibra que é utilizada no tratamento emite calor em uma das suas extremidades ao ser introduzida na veia safena ela pode ser guiada através de ultrassom até o local do tratamento. Principais vantagens desse tratamento são:
Melhor evolução do paciente;
Menos dor;
Menor trauma operatório;
Recuperação rápida;
Menor possibilidade de complicações;
Alta eficácia.
Essa abordagem pode ser realizada em anestesia local e de forma simplificada. Por ser um tratamento minimamente invasivo ele garante uma recuperação rápida e resultados muito positivos. Esse tratamento não exige repousos prolongados e favorece o retorno rápido às tarefas diárias sem restrições especiais.
É muito importante contar com a ajuda de um médico de confiança para estabelecer um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento assim que possível.
Comments