Os problemas vasculares afetam grande parte da população, principalmente diante de fatores de risco como excesso de peso, idade, atividades que exijam passar muito tempo de Pé, histórico familiar entre outros. O avanço da Medicina permitiu o desenvolvimento de diversas soluções para tratar esse problema, como é o caso do laser endovenoso.
O tratamento a laser é uma técnica minimamente invasiva que pode ajudar a se livrar das varizes e vasinhos com o menor risco possível. O tratamento a laser para varizes é dividido entre dois tipos principais:
Laser endovenoso: essa técnica é desenvolvida para o tratamento de veias de safena, e conta com a ajuda de funções realizadas diretamente na veia a ser tratada. A fibra de laser que é colocada dentro dessa veia procede com o seu enfraquecimento e posterior fechamento.
Laser transdérmico: essa técnica é indicada para o tratamento de varizes de menor calibre, como é o caso dos vasinhos. Esse laser conta com uma luz intensa que é posicionada na região a ser tratada, aumentando a sua temperatura e destruindo a veia doente.
Ambas as técnicas podem ser combinadas com outras soluções para garantir resultados superiores, como a escleroterapia e a flebectomia.
Como funciona o laser endovenoso?
O tratamento com o laser endovenoso, como dissemos anteriormente, é realizado com ajuda de uma fibra óptica. Essa fibra permite a emissão de calor diretamente na veia varicosa, e pode ser guiada com ajuda de um aparelho de ultrassom.
Como a estrutura dessa fibra é bastante fina, não é necessário realizar nenhum tipo de corte, tornando esse procedimento seguro e eficaz. As principais vantagens da cirurgia de varizes com laser endovenoso são:
Recuperação mais rápida;
Dispensa necessidade de cirurgia;
Menos desconforto para o paciente;
Melhor evolução após o tratamento;
Redução da incidência de complicações;
Entre outros.
Dependendo da avaliação do profissional responsável e das necessidades do paciente, pode ser realizada em conjunto A flebectomia. Essa microcirurgia permite a remoção de pequenos vasos para facilitar a recuperação e aumentar a eficiência do procedimento.
O que fazer após o procedimento?
Antes de tratarmos do pós-operatório, precisamos saber o que é necessário antes de fazer essa intervenção. O primeiro passo é buscar um médico especialista de confiança que consiga avaliar o seu quadro com eficiência e garantir a realização da melhor estratégia para solucionar o seu problema.
Como existem diversos protocolos que podem ser implementados no tratamento de varizes, essa avaliação é fundamental para garantir os melhores resultados e retomar a qualidade de vida.
Após a cirurgia, existem algumas recomendações que serão repassadas pelo médico, como por exemplo:
Utilização de meia compressiva;
Retomada das atividades diária somente com a liberação do médico;
Consumo de líquido de acordo com as necessidades e recomendações;
Realizar pequenas caminhadas para facilitar o processo de recuperação;
Entre outras.
Como se trata de uma abordagem minimamente invasiva, a recuperação após a aplicação de laser endovenoso para varizes pode ser uma das melhores alternativas para o paciente.
Comments