Muitas pessoas se questionam se existem alimentos que ajudam a combater ou reduzir as varizes, ajudando a aliviar os sintomas ou a minimizar a aparência das veias tortuosas. Para entender se isso é possível, precisamos primeiramente entender como as varizes funcionam.
As varizes são veias que se encontram na camada superficial da perna e que, por conta de um defeito nas válvulas, acabam se tornando tortuosas e dilatadas. Com o passar do tempo, principalmente nos casos onde o paciente apresenta predisposição genética para desenvolver essa doença, essas veias podem passar por um processo degenerativo que faz com que elas se tornem menos elásticas e acabam dilatadas, prejudicando o retorno sanguíneo.
Além do fator genético, as varizes também podem ser causadas por outros fatores, como:
Sexo: pessoas do sexo feminino apresenta uma maior probabilidade de desenvolver em varizes, podendo estar relacionado aos hormônios femininos;
Idade: o envelhecimento também aumenta o risco de problemas vasculares, diminuindo a elasticidade das veias e prejudicando o funcionamento das válvulas;
Gestação: é comum que durante a gravidez aumente a quantidade de sangue que é bombeado para o desenvolvimento do bebê, fazendo com que as veias sofram uma pressão maior. Fator, também existe o aumento dos níveis hormonais que podem aumentar o relaxamento das paredes das veias;
Pessoas que trabalham por longos períodos sentadas ou de pé: pessoas que trabalham por longos períodos de pé ou sentado também podem ter o maior risco de desenvolver varizes, uma vez que há um prejuízo no bombeamento do sangue de volta ao coração;
Obesidade: causada pelo excesso de peso também faz com que as veias sofram mais pressão, de forma que elas trabalham mais para conseguir devolver o sangue para a parte superior do corpo.
Leia também: Musculação causa varizes ?
Além da dor intensa, as varizes também causam a sensação de peso e cansaço nas pernas, sintomas presentes em mais da metade dos pacientes. Esses sintomas podem surgir ao longo do dia ou apenas no período da noite, dependendo de cada quadro e das características das varizes de cada paciente.
Alguns pacientes também relatam a sensação de formigamento, queimação, coceira e desconforto nas pernas, sendo necessário uma avaliação mais precisa para determinar as causas e o grau de comprometimento das veias.
Quais alimentos que ajudam a reduzir as varizes?
Precisamos entender que uma vez diagnosticadas as varizes não podem regredir, sendo necessário adotar tratamentos conservadores ou intervencionistas para garantir melhores resultados. Entretanto, antes de desenvolver varizes existem alimentos que ajudam na melhoria da circulação sanguínea como:
Alimentos com ômega 3, visto que promovem a vasodilatação;
Alimentos ricos em potássio;
Pimenta Caiena, que ajuda no relaxamento dos vasos;
Espinafre, rico em nitrato, ajuda a aumentar a passagem nas veias para o sangue fluir;
Frutas cítricas, ricas em vitamina C e com propriedades antioxidantes e anticoagulantes;
Cebola e alho, alimentos ricos em alicina, substância que ajuda a prevenir a obstrução dos vasos.
Leia também: Quais os tratamentos mais eficazes para varizes ?
É muito importante contar com a ajuda de um médico especialista para obter uma avaliação e um acompanhamento precisos a fim de evitar o surgimento de varizes e garantir a saúde das suas veias. Esse profissional poderá te oferecer as melhores recomendações de abordagens preventivas para evitar o surgimento de varizes e vasinhos nas suas pernas.
Comments