Quem sofre com varizes nas pernas sabe que é um problema muito incômodo que pode impactar a vida e a rotina. Além de causar um grande impacto estético, essas veias doentes e tortuosas também podem vir acompanhadas de outros sintomas, como a dor, coceira, queimação entre outros. Por esse motivo, é necessário encontrar estratégias conservadoras para o tratamento de varizes.
As varizes afetam uma boa parcela da população, e precisam de acompanhamento médico para garantir que não haja complicações e problemas ainda mais graves. Caracterizadas como veias tortuosas e dilatadas que se apresentam mais comumente nas pernas, as varizes também estão relacionadas com alguns fatores de risco.
Além dos fatores genéticos, elas também podem estar relacionadas com a gravidez, sedentarismo e a idade avançada. É importante entender que a pressão adicional sofrida pelas veias relacionada à incapacidade da circulação adequada do sangue é um elemento chave no desenvolvimento de varizes.
O avanço da medicina permitiu o desenvolvimento de diversas abordagens e estratégias para o tratamento das varizes com cada vez mais eficiência e melhores resultados. Por essa razão, antes de mais nada é necessário realizar um diagnóstico preciso da condição para que seja iniciado um tratamento assertivo para cada caso.
Tratamento das varizes: é possível ser conservador?
O tratamento das varizes é fundamental para evitar as complicações relacionadas a essa doença. Além disso, os sintomas das varizes também podem prejudicar bastante a rotina do paciente, que pode relatar:
Dor na perna;
Sensação de peso na perna;
Dor na parte inferior das costas;
Inchaço;
Pele escurecida na região das varizes;
Sensação de queimação;
Coceira;
Entre outros.
Para uma resolução eficiente das varizes é necessário uma abordagem incisiva com ajuda dos tratamentos disponíveis na atualidade, como é o caso da Escleroterapia, tratamento a laser, cirurgia, entre outros. As estratégias conservadoras têm como principal objetivo aliviar os sintomas, sem resolver efetivamente a causa do problema.
Leia Também: Existem alimentos que ajudam a reduzir as varizes?
Nesse sentido, são considerados tratamentos conservadores para varizes:
Utilização de meias de compressão; elevação da perna afetada no período da noite;
Evitar permanecer de pé por longos períodos;
Perda de peso caso seja necessário;
Utilização de medicamentos que agem nas veias;
Entre outros, a depender da recomendação do profissional responsável pelo tratamento.
Por esse motivo, é mais indicado que seja implementado um tratamento intervencionista para eliminar definitivamente as varizes e corrigir o problema. Para isso, é necessário contar com um cirurgião vascular da sua confiança para a precisa avaliação do quadro e a indicação da melhor abordagem para o seu tratamento.
Comments