O tratamento CLaCS, que se refere a abreviatura em inglês de criolaser e crioescleroterapia, é uma abordagem que vem sendo cada vez mais utilizada pelos cirurgiões vasculares. Isso se deu, principalmente, por conta da modernidade e eficácia que esse tratamento pode proporcionar.
Aliando o tratamento de laser transdérmico com as técnicas de escleroterapia esse método permite resultados superiores para os pacientes. De forma simplificada, os pulsos de luz emitidos pelo laser transdérmico aquecem e destroem a parede das veias que se encontra varicosa, e para complementar o tratamento e garantir mais eficácia, a escleroterapia é realizada em conjunto.
Finalizando a aplicação, o médico utiliza um jato de ar frio para minimizar o desconforto do paciente. Esse já assopra ar em temperaturas extremamente baixas evitando os danos causados pelo aquecimento do laser e trazendo mais alívio.
Assim Como ocorrem outras abordagens de tratamento para varizes, pode ser necessário realizar mais de uma sessão com o tratamento CLaCS. A quantidade de sessões a serem realizadas vai depender da avaliação do cirurgião vascular e das necessidades apresentadas por cada paciente.
Quais são as vantagens do método CLaCS?
Sabemos que as veias e vasinhos podem ser bastante incômodas para os pacientes. Além do impacto estético causado por essas veias tortuosas e dilatadas também desencadeia uma série de sintomas para o paciente, como:
Dor nas pernas;
Sensação de ardência;
Inchaço;
Coceira;
Sensação de peso nas pernas;
Cãibras;
Entre outros.
Por essa razão, cada vez mais pacientes vêm buscando tratamento para eliminar esse problema e recuperar a sua qualidade de vida. A técnica claques consegue garantir diversos benefícios como veremos a seguir:
Dependendo do caso, a técnica pode substituir a cirurgia tradicional;
Não é necessário realizar repouso após o tratamento;
No caso de tratamentos de vasinhos, muitas vezes apenas uma sessão é o suficiente;
Menor desconforto para o paciente;
Maior segurança;
Maior precisão;
Entre outros.
Esse procedimento pode ser destinado a qualquer paciente que apresente varizes, desde que sejam respeitadas as contra indicações. Esse procedimento não é recomendado para pacientes que apresentam algum tipo de alergia aos materiais utilizados na escleroterapia e pacientes que se encontrem com algum processo infeccioso.
O que fazer após o procedimento?
Como dissemos acima, não é necessário realizar nenhum tipo de repouso após esse tratamento. Dependendo do caso e das recomendações do profissional responsável, pode ser necessário utilizar meias de compressão para varizes por um determinado período do dia, sendo indispensável a orientação do médico.
Por conta da degradação da veia que recebeu o tratamento, é comum que ela se apresentem escurecidas após a intervenção. Esse sintoma é comum e costuma desaparecer por conta própria com o passar dos dias.
O método clássico é uma estratégia confiável e confortável para o paciente, ganhando cada vez mais visibilidade entre os médicos especialistas. Além de permitir que o paciente retome as suas atividades rotineiras após a sessão, este tratamento é preciso e garante resultados superiores.
Comments