Você já ouviu falar no tratamento CLaCS? Essa abordagem inovadora vem sendo muito utilizada pelos profissionais da área para o tratamento de varizes.
As varizes são veias que por conta de determinados fatores se tornam dilatadas e tortuosas. Geralmente, esse problema decorre da insuficiência das válvulas venosas. Além de causar sintomas como dor, inchaço, ardência, etc, as varizes também causam grande impacto na autoestima dos pacientes por conta do desconforto estético.
Diferentemente do que se pensa, as varizes não atingem apenas mulheres e não afetam apenas uma determinada faixa etária. Por essa razão, o tratamentos de varizes vem sendo cada vez mais procurado por pessoas de todos os gêneros e idades, demonstrando como esse problema vem causando um impacto na vida e rotina desses pacientes.
O que é o tratamento CLaCS?
A sigla CLaCS se refere a Cryo Laser and Cryo Sclerotherapy, ou seja: em uma tradução livre significa criolaser e crioescleroterapia. Essa estratégia de tratamento une a escleroterapia com o laser e técnicas de resfriamento para conseguir tratar varizes e vasinhos.
Tendo sido recentemente desenvolvida, o principal objetivo dessa estratégia é tratar as varizes e vasinhos através de uma abordagem minimamente invasiva.
Para passar por esse tratamento, é fundamental realizar uma avaliação médica como um cirurgião vascular para determinar se a abordagem é a melhor solução para o caso. Essa avaliação inclui a análise do histórico e do quadro clínico do paciente.
O tratamento CLaCS utiliza o laser transdérmico, associado a técnica de escleroterapia com glicose hipertônica. Enquanto o laser causa a destruição da parede da veia doente, a escleroterapia é realizada para otimizar e potencializar os efeitos do tratamento.
Para minimizar o desconforto do paciente é aplicado um jato de ar frio com temperatura de aproximadamente - 20° Celsius. Dessa forma não é necessário anestesiar o paciente para realizar o procedimento.
Para garantir melhores resultados e proporcionar mais eficiência durante o procedimento, o médico pode utilizar um aparelho de realidade aumentada para obter uma visão mais ampla das veias. Com isso o tratamento pode ser executado com mais segurança e precisão.
Esse procedimento é longo?
Primeiramente precisamos entender que dependendo das necessidades do paciente, pode ser necessário realizar mais de uma aplicação, e a quantidade vai depender da avaliação e das necessidades de cada caso.
A média de duração de Cada sessão é de 60 minutos, lembrando que cada caso é um caso. O médico irá acompanhar a evolução do tratamento e determinar a quantidade necessária de sessões para eliminar completamente o problema.
Como se trata de um procedimento minimamente invasivo e que não realiza nenhum tipo de incisão na pele do paciente, não é necessário repouso após a realização do tratamento CLaCS. O médico pode recomendar meias de compressão para melhores resultados e recomendar alguns cuidados especiais.
Quando comparado a outras alternativas de tratamento para varizes, o tratamento CLaCS garante diversas vantagens:
Maior precisão;
Maior eficácia;
Redução do desconforto do paciente e;
Não é necessário a internação;
Recuperação mais rápida;
Não limita o paciente na realização de atividades físicas.
Como vimos ao longo desse artigo, essa técnica além de eficaz também pode substituir a cirurgia tradicional para o tratamento de vasos e varizes. Para determinar qual o melhor tratamento para o seu caso, é necessário encontrar um médico especialista da sua confiança para uma avaliação completa.
Comments